top of page
Buscar

Primeiro Emprego em Segurança do Trabalho: Como Vencer o Medo e Brilhar?


O começo de uma carreira é sempre marcado por uma mistura de sentimentos: a emoção de um novo começo, a ansiedade de enfrentar o desconhecido e, claro, o medo e a incerteza que surgem ao se aventurar em território inexplorado.


Para um profissional na área da segurança do trabalho, esses sentimentos são intensificados, pois ele carrega consigo a responsabilidade de garantir um ambiente seguro para todos os colaboradores.


1. O Peso das Responsabilidades

O profissional da área de segurança do trabalho tem como missão identificar, avaliar e controlar situações de risco, assegurando a integridade física e mental dos trabalhadores. No primeiro emprego nessa área, esse peso pode parecer avassalador. Afinal, muitas vidas e o bem-estar estão em suas mãos.


2. Receio de Cometer Erros

Cometer erros é algo humano, mas quando se trata de segurança, os erros podem ter consequências graves. O receio de cometer erros ao não identificar algum risco ou não implementar corretamente uma medida preventiva é um dos maiores desafios enfrentados.


3. Lidando com Resistência

Mudar hábitos e comportamentos enraizados nos colaboradores não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, o profissional da área da segurança do trabalho pode encontrar resistência por parte dos colaboradores - desconfiança ou até mesmo indiferença.


Descubra como superar essas dificuldades?


ponto de partida  é realizar um desenvolvimento contínuo, no qual, o processo de aprendizagem não termina quando saímos da sala de aula. Por este grande motivo é importante investir em cursos, workshops e participar de seminários para se manter atualizado sobre as melhores práticas e novas tecnologias na área de segurança do trabalho.


Tenha resiliência: não se desanime diante dos obstáculos. A resiliência é a habilidade de se adaptar e superar as adversidades. Lembre-se que cada desafio superado traz consigo uma oportunidade de crescimento.


Feedback Construtivo: Aprenda a ouvir (isso é muito importante). Os feedbacks de seus líderes e colegas são ferramentas valiosas para seu aprimoramento. Eles oferecem uma perspectiva externa sobre seu desempenho e áreas de melhoria, uma vez um grande amigo me passou um Feedback construtivo que me ajudou muito a me desenvolver como profissional.


Comunicação Eficaz: Estabeleça um diálogo aberto com os colaboradores. Explique a importância das medidas de segurança, ouça suas preocupações e trabalhe em conjunto para criar um ambiente seguro.


O que você precisa saber


O medo e a insegurança são sentimentos naturais, mas não devem nos paralisar. Precisamos focar no desenvolvimento contínuo, aprimorar técnicas e fazer bom uso dos feedbacks construtivos, enquanto profissional de segurança do trabalho, você ganhará confiança e habilidade para enfrentar e superar os desafios dessa carreira tão especial.


Saiba que a jornada pode ser desafiadora, mas com determinação e paixão pelo que faz, o medo e a insegurança darão lugar à satisfação de contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.


Por hoje é só, mas quero chamar sua atenção para a mensagem abaixo👇🏽


Compartilhe este artigo com seus colegas e ajude a inspirar mais profissionais a enfrentar seus medos e desafios com determinação e coragem.


Juntos, podemos criar ambientes de trabalho mais seguros e positivos para todos.





Lucas Galdino

Engenheiro Consultor | Worklover




32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page